Sustentabilidade: conceitos e práticas
- Aprimora Adm
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Em meio a tantos problemas socioambientais, podemos perceber os impactos negativos de ações passadas. Por isso, tanto no nível individual quanto empresarial, escolher e tomar atitudes sustentáveis no dia a dia é reconhecer a responsabilidade que temos com a sociedade e todos nós ganhamos com isso!
Reconhecendo a importância do tema, na semana do dia 6 ao dia 12 de setembro compartilhamos conteúdos relacionados à sustentabilidade. Esta publicação sintetiza o que foi abordado nessa semana, mas se você quiser conferir o conteúdo completo, é só entrar no nosso Instagram.
Primeiramente, vamos explicar um pouco mais sobre a sustentabilidade. Ela existe em três níveis que devem coexistir em suas potencialidades para que as empresas e a sociedade se beneficiem:
1. Ambiental
Esta engloba os recursos naturais e a forma como são utilizados, ou seja, tem o foco em conservar e manter o meio ambiente íntegro. Isso para que as gerações futuras não sejam comprometidas e sacrificadas pelas necessidades atuais. Para realizar, considera-se as tecnologias limpas para atenuar ao máximo os impactos ambientais e também o uso sustentável das matérias primas, além da reciclagem delas.
2. Econômica
Aqui está a produção, distribuição e consumo de bens e serviços e tem como objetivo o crescimento crescimento econômico por meio de uma gestão sustentável, gerando desenvolvimento social e otimizando a distribuição de renda. Por isso, a sustentabilidade empresarial pode ser considerada principalmente neste pilar, já que os negócios desenvolvem estratégias que podem servir como vantagem competitiva.
3. Social
Neste ponto, estão as pessoas e suas condições de vida, como acesso à educação de qualidade, saúde e lazer. A sustentabilidade social preza pelo bem estar da população e compromisso com o desenvolvimento de projetos sociais para melhorar a qualidade de vida.
Outra concepção importante e cada vez mais popular é a Economia Verde definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como “uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”. Ela possui três aspectos principais, que são: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social.
Levando em consideração também a prática, além das teorias que sintetizamos aqui no blog, listamos algumas maneiras de aderir hábitos sustentáveis tanto no âmbito empresarial quanto pessoal. Um exemplo que mostramos foi o programa “back to Mac” que a empresa de cosméticos desenvolveu para reutilizar algumas de suas embalagens de vidro e plástico. Confira:
Comentarios