top of page
Buscar
  • Foto do escritorAprimora Adm

Canvas: entenda o uso da ferramenta

Business Model Canvas, popularmente chamado apenas de Canvas, é uma ferramenta criada por Alexander Osterwalder, nos anos 2000, que organiza, de forma visual, pontos importantes que compõem o modelo de um negócio, servindo como apoio à gestão estratégica da empresa. A tradução livre de "canvas" é "quadro", com isso, é possível entender o porquê desse nome, já que a ferramenta em questão serve basicamente como uma tela que facilita a visualização das atividades de um negócio de maneira descomplicada.



O modelo original, que está na imagem ao lado, possui nove quadrantes e diz respeito às questões internas e externas do negócio. Entenda mais sobre cada um:


1. Os potenciais parceiros são aqueles que de alguma forma podem ser envolvidos na empresa;

2. As atividades principais referem-se à entregas realizadas aos clientes, de forma gratuita ou paga.

3. Recursos principais dizem respeito aos insumos necessários para realizar as atividades de uma empresa, sejam eles recursos financeiros, humanos e físicos, por exemplo;

4. A proposta de valor é o maior benefício que o cliente percebe no negócio em questão, por isso, diferencia uma empresa de suas concorrentes, gerando vantagem competitiva;

5. O quadrante de relacionamento com os clientes deve conter atributos essenciais para manter tal relação, levando em consideração as características do público;

6. Os canais representam os meios que as vendas ocorrem;

7. O segmento de clientes diz respeito ao público, de forma geral, que consome os produtos/serviços da empresa;

8. As estruturas de custos representam para onde o os recursos são direcionados, ou seja, onde são investidos, portanto, é tudo o que deverá ser desembolsado para que o negócio funcione;

9. As fontes de receita são os produtos e/ou serviços que são vendidos ao cliente, portanto, geram receitas.


Na tabela ao lado, você pode conferir a adaptação que fizemos para complementar as informações e tornar o modelo mais útil para nós e também para você!


É possível notar nela que os nove quadrantes foram mantidos, todavia, foram adicionados mais dois, são eles:


10. Características internas: atributos tangíveis ou intangíveis que são essenciais para o bom funcionamento da empresa, representam como os valores organizacionais são colocados em prática! Por exemplo: transparência, comunicação assertiva, proatividade.

11. Características dos clientes: aqui, o público-alvo é mapeado com mais detalhes, que permite aos gestores analisarem com mais afinco as melhores formas de comunicação e entregas, por exemplo. Para retratar, considere a idade, os principais hábitos, a localidade e outras especificações como essas mencionadas.


Até aqui alguma dúvida? Não deixe de compartilhar conosco!


No dia 01 de fevereiro de 2021, realizamos uma Live pelo nosso perfil no Instagram, na qual explicamos o uso da ferramenta e mostramos com detalhes as perguntas essenciais e os conceitos de cada quadrante. Além disso, também mostramos o nosso modelo pronto, que está disponível nesse link para você fazer a cópia e deixá-lo com as informações do seu negócio.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page